Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de março de 2010

Reação


Reação é a Atitude diante de estímulo interno ou externo que produz algum resultado. Toda ação produz uma reação. O tipo e a qualidade da reação dependem do seu emissor, segundo suas características peculiares e o ambiente em que se encontra. A reação está intimamente ligada ao estímulo provocado.
No princípio criou Deus... Elohim: (Deus com poder criou (bará) tudo do nada). Neste cenário vemos a pessoa de Deus se manifestando como Deus criador, no Espírito e na Palavra (voz de comando). Deus que não está preso ao nosso mundo físico, Ele transcende o tempo e o espaço físico por nós conhecido. Ele é o Eu Sou o que Sou que é a existência pura, e que age na História do homem. Nosso emissor é ele. A Palavra de Deus nos diz que tanto o querer como o efetuar vem Dele. Ele pode gerar o tudo do nada.
Deus não reage, porque ninguém o poderia gerar estímulos. É dele que vem toda ação estímulo. O inimigo que não gera nada procura sempre distorcer a comunicação e enganar para que o homem seja de forma equivocada estimulado e sua reação venha a ser destrutiva, segundo sua natureza caída. Deus é a essência da ação contínua diante desta ação podemos ter somente duas reações.
Na verdade escolhemos a que tipo de estímulo reagiremos. Ou ação real de Deus ou ao engano de satanás. Nosso inimigo irá sempre estimular nosso desejo e emoções, segundo nossas necessidades. Reação que envolve o comando das nossas emoções e os desejos de suprir necessidades está relacionada a sistema do mundo, e a outra o comando do temor do Senhor (obediência aos princípios de Deus e dependência do Senhor). Este dois estímulos são tão poderosos que são os que movem o mundo. Um para a construção de um plano universal e o outro destrutivo e maligno.
A Palavra de Deus gerou todas as reações conhecidas e reais. O engano foi o comando que provocou a desobediência, o erro, o medo e a separação de Deus e o engano.Toda ação tem uma reação. Mas nem toda ação é real.
Quando as ações são consequências do fruto do Espírito e foram geradas pela Palavra geram vida e se as consequências provêm do engano causam morte. Esta lei de ação e reação que rege todo nosso comportamento, porém, quando nossa reação responde a ação de Deus temos resultados de vida. Porém quando nossa reação é resposta direta de nossas emoções e desejos de nossa concupiscência, será o ambiente propício para o inimigo provocar a morte.
Somos nós que liberamos o engano ou não do inimigo quando não respondemos sob a lei da Verdade. Até o tolo é tido sábio quando se cala. Se procederes bem, não serás aceito? Se procederes mal, eis que o pecado jaz à porta... É interessante que a Palavra de Deus nos mostra que o viver os princípios nada tem haver com reagir às nossas emoções. Na verdade as emoções são tão bem-vindas quando na presença de Deus, na harmonia da presença do Espírito e o fruto dele em nós. O mundo vive o que seus sentimentos ditam, nós desfrutamos das emoções fruto de viver sob a plenitude do Espírito Santo em nossa vida. A nossa preocupação não deve ser viver lei árido de obediência e nem impulsos descontrolados segundo o que sentimos.
O equilíbrio disto é poder entender que dependemos do Espírito para podermos ter de Deus sabedoria, que não precisamos do pulsar emocional para podermos aplicar obediência. É mentira do inimigo que precisamos sentir para obedecer. Outra mentira é que não sentiremos o desejo na obediência. Na verdade na medida em que dependemos do Espírito Santo, mais e mais há uma alegria em poder obedecer. Mas com certeza, há um processo no aprofundar na intimidade em Deus.
Lembrando que viver a plenitude de Deus tem ligação direta em quanto Jesus é suficiente e se nos submetemos ao Seu senhorio. Nossa carne precisa de nossa vontade que escolhe a Verdade. E é da Verdade que geraremos reações de vida em nossa própria vida.
O reflexo daquele que tem sido nosso estímulo é visto em meus pensamentos, palavras e ações e emoções. Como tem sido? Tenho refletido Cristo em tudo que sou? Pelos frutos realmente podemos ser conhecidos. Vamos juntos meditar juntos em todas estas coisas com certeza hoje é tempo de podermos reagir a tudo que Deus tem nos falado e feito para mudarmos nossa, geração e fazermos a diferença.
Lembrem-se Reação é provocado por Deus, nosso Estímulo maior que provoca uma atitude que por sua vez provocará um resultado.
Com que atitude tenho respondido aos estímulos de Deus na minha vida?
Que tipo de resultados posso apresentar a este mundo que ainda não conhece a Deus e está morto em seus delitos e pecados?
Lembrem-se também que pelo poder daquele que estimula posso através de minha reação mudar o mundo e permitir que ele gere vida a todas as Nações.
Reaja em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário